Conjunto composto por corpo articulado (base e tampa), coxim bipartido e parafuso de fechamento, que tem por função a suspensão de um ou dois cabos óticos fixados nos postes intermediários de uma seção de ancoragem.
O corpo articulado é constituído de material polimérico, reforçado com fibra de vidro e aditivo contra raios ultravioleta, que lhe confere alta resistência a esforços mecânicos e a intempéries climáticas. O coxim bipartido é feito de borracha sintética (elastômero) para minimizar os esforços da compressão radial e absorver esforços angulares de torção e flexão sobre o cabo, possuindo inserto em material termoplástico para garantir a ancoragem do cabo. O parafuso de fechamento, a porca sextavada, as arruelas plana e de pressão são em aço zincado a fogo e os pinos de articulação da tampa, são fabricados em alumínio com tratamento superficial, conferindo ao conjunto especial resistência a ambientes agressivos.
O Suporte Dielétrico Duplo foi desenvolvido para utilização com um ou dois cabos óticos com diâmetros de 8,0 a 13,6 mm ou combinação destes, para vãos de 80, 120 ou 200 metros.
Para atender esta ampla faixa de combinações cada coxim apresenta casquilhos de dois diferentes tamanhos:
- Casquilho do tipo A, com três fileiras de saliências de retenção: para cabos de maior diâmetro;
- Casquilho do tipo B, com duas fileiras de saliências de retenção: para cabos de menor diâmetro.
Para cabos com diferença de diâmetros menor que 1,0 mm os coxins devem ser montados no corpo do suporte de forma a combinar casquilho de tipo A com B e B com A.
Para cabos com diferença de diâmetros maior que 1,0 mm os coxins devem ser montados no corpo de forma a combinar casquilho do tipo A com A e B com B, neste caso os casquilhos tipo A deverão ser montados do lado interno, ou seja, do lado da rotulação, lado este no qual deverá ser instalado sempre o cabo de maior diâmetro.
O fechamento do Suporte Dielétrico Duplo deve ser feito com a utilização de uma chave tipo canhão de 13,0 mm ou com chave de torque.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E DE USO |
|
Resistência à Tração (Longitudinal e Transversal) …………………………………………………………………………….
Rigidez Dielétrica ………………………………………………………………………………………………………………………… Resistência ao torque nos parafusos ……………………………………………………………………………………………….. Torque recomendado para o fechamento………………………………………………………………………………………….. Ângulo de deflexão do cabo…………………………………………………………………………………………………………… |
até 80,0 kgf
>25,0 kV
até 1,0 kgf.m
0,25 kgf.m
< 10 graus |
ACESSÓRIOS OPCIONAIS |
– Suporte metálico para BAP, fabricado em aço SAE 1020, zincado a quente;
– Parafuso de cabeça abaulada, pescoço quadrado, rosca M-12 com porca lisa, fabricados em aço SAE-1010/1020 zincado a quente; – Braçadeira Ajustável para Poste (BAP) tamanhos 1,2,3 e 4, fabricada em aço SAE 1020 zincado a quente; – Chave tipo canhão 13,0 x 180 mm. |